Antigamente era comum que a paciente, ao realizar a cirurgia plástica, recebesse do médico a indicação de um pacote de 10 sessões de drenagem linfática. Mas o pós-operatório vai muito além da drenagem. Assim como a cirurgia plástica evoluiu com o passar dos anos, a reabilitação no pós operatório também mudou e incluiu outros aspectos fundamentais ocorridos nesse período.
Após a cirurgia a paciente pode apresentar várias comorbidades como por exemplo: equimoses (roxos), edema (inchaço), fibrose, aderências, deiscências (abertura dos pontos), limitações de movimentos entre outras. Sendo assim, somente a drenagem linfática não irá te ajudar a resolver todas as intercorrências.
Por esse motivo, hoje em dia não fazemos mais pacotes de drenagem e sim plano de tratamento. No plano de tratamento iremos passar por uma avaliação onde serão coletadas diversas informações importantes sobre a paciente e sobre qual tipo de cirurgia irá fazer.
A partir disso iremos traçar um plano de tratamento personalizado pensando nas suas particularidades. É muito comum, pacientes continuarem insatisfeitas com fibroses e aderências mesmo após ter feito de 20 a 30 sessões de drenagem. Mas porque isso ocorre? Por que a drenagem linfática atua somente na redução do inchaço.
Por esse motivo, contratar uma fisioterapeuta para cuidar de você de forma global, com técnicas fisioterapêuticas que visem o tratamento de todas as intercorrências que possam ocorrer após a sua cirurgia é o melhor a ser feito. Além disso, estudos recentes comprovam que não se deve realizar drenagem linfática todos os dias, isso porque o organismo necessita de intervalos entre as sessões para se recuperar. O ato de massagear a região operada com muita frequência, por mais que a drenagem seja leve, pode causar fibroses e aderências devido a constante manipulação do tecido lesionado.
O ideal seria intercalaras sessão a fim de deixar o corpo se recuperar aos poucos, garantindo uma recuperação mais saudável para a região lesionada. Portanto, não hesite em entrar em contato com uma fisioterapeuta especializada para tirar suas dúvidas e cuidar de você no seu pós-operatório. Você se sentirá mais segura e irá se recuperar muito mais rápido para retornar as suas atividades e ao trabalho.